Como Jogar Xadrez: Regras e Truques Para Ganhar o Jogo 🥇

O xadrez é um esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional e um dos jogos mais populares do mundo. É um jogo de estratégia que ocorre em um tabuleiro. Existem dois jogadores que competem pela vitória e a duração de cada jogo pode variar dependendo da estratégia usada.

Aprender a jogar será um ótimo hobby, pois é um jogo que permite que você se divirta enquanto fortalece sua concentração, sua memória e sua capacidade de estratégia . Além disso, é altamente recomendável jogar com a família e amigos, mesmo para organizar pequenos torneios amigáveis.

Neste artigo, você encontrará as informações necessárias para saber muito mais sobre este jogo divertido e elegante. BEM-VINDO!

O que é xadrez?

O jogo de xadrez é muito popular e é considerado um dos mais antigos ainda em uso. Embora tenha regras fáceis de entender, é preciso muita experiência para vencer um oponente capaz. Para ganhar, um jogador deve usar suas próprias peças para criar um movimento preciso no qual o rei do oponente não pode evitar a emboscada (um xeque-mate) enquanto todos os outros tentam se defender e atacar o oponente.

O tabuleiro de xadrez é um tabuleiro quadrado com 64 quadrados (8 × 8), cada um dos quais é identificado por uma letra e um número de acordo com a notação algébrica. Cada peça tem um nome específico, uma abreviação e pode ser movida de acordo com certas regras. As estratégias usadas são completamente individuais, desde que você respeite as regras fundamentais.

No entanto, você pode aprender peças específicas reconhecidas por sua eficácia em jogos. É possível que qualquer jogo seja bastante longo e complexo, enquanto outros dão vitória a um dos adversários com apenas 4 ou 5 jogadas.

Origens do xadrez

As origens do xadrez estão perdidas no tempo e ninguém pode dizer com absoluta certeza onde e quando foi inventado. Existem várias teorias sobre o assunto, mas a hipótese mais comprovada é que o local de origem é na Índia. Em particular, os escritos persas antigos descrevem um jogo de tabuleiro antigo que parece ter características significativas em comum com o xadrez moderno.

Derrubando o Rei no jogo de xadrez

Esses mesmos escritos, datados dos séculos VI-VII aC, definem o jogo persa como derivado de um jogo ainda mais antigo de origem indiana, o Chaturanga. Alguns estudiosos até acreditam que Chaturanga, por sua vez, deriva de passatempos chineses arcaicos, mas dos elementos coletados até agora parece que Chaturanga é quem tem o maior direito de carregar o título de ancestral original do moderno jogo de xadrez , como o mais antigo eles tinham apenas algumas características em comum com ele.

Com o tempo, o nome e as regras do Chaturanga original mudaram de várias maneiras e de acordo com a região de adoção. Na Pérsia, não apenas o nome mudou pouco a pouco, mas também as regras mudaram gradualmente.

Aprenda a jogar xadrez

No entanto, é bastante simples de aprender, quando você o conhece mais profundamente, pode se tornar tão complexo que existem diferentes níveis de estratégia e preparação. Cada jogador possui sua estratégia e representa uma dinâmica alternativa entre defesa e ataque com dois objetivos principais: atacar e tomar o rei oponente e proteger-se .

O primeiro jogador a atacar e levar o rei do oponente vence o jogo. Para isso, é necessário conhecer e dominar o movimento de todas as outras peças do tabuleiro, pois do mais simples ao mais complexo, eles têm um papel fundamental em cada movimento.

Peças e movimentos diferentes

O xadrez tem os elementos do tabuleiro e as peças. Os quadrados no tabuleiro de xadrez são dispostos alternadamente em preto e branco. As peças de xadrez são 16 de uma cor (geralmente branca) e 16 da cor oposta (geralmente preta). Para cada uma das duas cores, um rei, uma rainha, duas torres, dois cavalos, dois bispos e oito peões são distinguidos.

Os peões de cada cor ocupam a segunda linha em relação aos jogadores, enquanto as peças restantes ocupam a primeira. Dada a simetria dos espelhos de ambos os lados, é possível distinguir no tabuleiro de xadrez a rainha branca em pé em um quadrado branco, enquanto a rainha preta em um quadrado preto.

O rei

Você só pode mover um quadrado de cada vez em qualquer uma das oito direções diferentes  para ocupar uma zona livre ou ocupada pela peça de um oponente. Não deve ser colocado em quadrados ao lado do rei oponente, nem em quadrados sob o domínio de ataque de peças opostas, pois isso o colocaria em xeque.

A rainha ou senhora

Você pode mover qualquer número de quadrados em qualquer uma das direções disponíveis, mas só pode fazê-lo passando por quadrados sem outras peças, terminando o tour parando em um local livre ou em um local ocupado por algum pedaço do oponente que o substitua. É considerada uma das peças mais poderosas e importantes.

Os dois bispos

No início do jogo, você tem 2 bispos localizados na linha do rei. Um deve ser colocado em um quadrado branco e o outro em um quadrado preto. Os  Bispos pode mover números quaisquer espaços em qualquer uma das quatro direções diagonais. Além disso, ele deve se mover apenas em quadrados livres e estar localizado em um quadrado livre ou em um ocupado por uma peça do oponente que o substitua.

Isso significa que o bispo em um quadrado branco permanece em um quadrado branco durante sua permanência no quadro, assim como o bispo em um quadrado preto permanece sempre em um quadrado preto .

Movimentando as peças de xadrez no jogo

Os dois cavalos

Algo particular é que o deslocamento do cavalo não é linear como os outros. Em outras palavras, o cavalo tem a opção de “pular” de um quadrado para outro localizado no canto oposto de um retângulo 2 × 3 quadrado (em forma de L). Começando com um quadrado central no tabuleiro, o Cavalo tem oito para ir, começando com uma grade na borda do tabuleiro, os quadrados para onde ir são menores.

A grade na qual o cavalo vai estar deve estar vazia ou ocupada por uma peça oposta; nesse caso, o cavalo substitui a peça oposta, enquanto não importa o que os quadrados intermediários entre os quadrados inicial e esquerdo contêm. chegada. O cavalo é a única peça de xadrez capaz de “pular” nos outros, independentemente de serem adversários ou não.

As duas torres

A torre pode mover o número de quadrados que você deseja  em uma linha reta (pode ser para cima e para baixo, ou esquerda e direita) . Ele só pode passar por espaços livres e deve terminar sua jornada em um espaço vazio ou ocupado por uma peça pelo outro jogador.

Os oito peões

Cada um dos peões pode avançar para um peão vazio (peões brancos vão para o alinhamento preto; peões pretos vão para o alinhamento branco). Por outro lado, quando o peão se move pela primeira vez no jogo, ele pode avançar em um ou dois quadrados, se o jogador desejar e se nenhum dos espaços em que ele se mover estiver ocupado por outra peça.

O peão também se move diagonalmente para a esquerda ou direita na direção de sua própria marcha, somente quando ele vai ocupar um espaço onde há a peça de um oponente.

Principais regras do xadrez

Sua regra mais importante é que as jogadas consistem em mover uma única peça da grade, onde uma é encontrada livre ou ocupada por uma peça do outro jogador. Quando a peça é movida para um espaço ocupado pela peça do oponente, a peça do oponente é “comida” ou “tomada”, removendo-a do tabuleiro de xadrez e colocando sua própria peça em seu lugar.

Só é possível mover uma peça por turno e não é permitido passar, nem há um certo tempo para realizar o movimento (a menos que os jogadores o estabeleçam anteriormente). É importante lembrar que, além do cavalo, nenhuma das peças pode se mover para um quadrado se houver outras peças no caminho (as peças não podem ser “puladas”). Além disso, nenhum jogador pode fazer um movimento que deixe seu próprio rei sob controle.

O peão é a única peça que pode receber uma espécie de prêmio. Quando o peão atinge o último quadrado de sua linha vertical (a primeira linha em relação ao oponente), ele é substituído por um pedaço da escolha do jogador que foi bem – sucedido. Ele pode substituir esse peão por uma rainha, uma torre, um cavaleiro ou um bispo. , mas nunca com um rei.

O jogador branco faz o primeiro movimento e, em seguida, cada um dos 2 jogadores se move, fazendo um movimento de cada vez. Quando um jogador move sua peça para um quadrado ocupado por uma peça oposta, a peça oposta é “retirada” e removida do tabuleiro.

Se um jogador que move uma peça a coloca em um espaço a partir do qual é possível levar o rei do oponente no próximo movimento, é dito que o movimento do oponente está em xeque. O jogador em xeque tem o dever de anunciar o ataque direto ao rei oponente dizendo “Xeque”.

O jogador que sofre o teste tem três possibilidades: mover seu rei para um lugar livre e não ameaçado pelas peças inimigas; põe um pedaço entre seu rei e aquele que confere; e atacar e pegar a peça que está ameaçando o rei. Se nenhuma dessas opções for possível, é um xeque-mate e o rei ameaçado perde o jogo.

Dicas para jogar xadrez

É bom conhecer todos os tipos de movimentos, mesmo aqueles que não são tão comuns ou que podem ser dispensados. Por exemplo, o jogo de rolagem é um movimento combinado entre King e Rook que pode ser feito apenas uma vez durante um jogo e somente se as seguintes regras forem atendidas: O rei e a Rook a serem usados ​​para o castling ainda não foram movidos. a partida; os espaços entre rei e torre são livres; o rei que vai se mover não passa, nem está localizado, nos quadrados sob ameaça do outro jogador, e que o rei não está em xeque ao se mover.

Além disso, você deve saber que existem duas variações de castelos: Curto e Longo, porque uma torre está mais próxima que a outra do rei. Nas duas circunstâncias,  o rei move dois espaços em direção à borda do tabuleiro, enquanto a torre está localizada no espaço do rei em direção ao centro.

 

Rei e Rainha do Jogo de Xadrez

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