Quem é que nunca recebeu o convite de amigos para jogar truco e teve que ficar só olhando porque não sabia ao certo como funcionava o jogo, não é mesmo?! Pois é justamente por isso que hoje vamos falar sobre como jogar truco e dominar as técnicas necessárias para isso.
O fato é que o truco pode ser um tanto complicado para quem vê pela primeira vez, pois tem uma série de regras e detalhes que precisam ser seguidos e bem compreendidos.
Foi pensando nisso que hoje vamos falar um pouco mais sobre as regras desse jogo, as suas diferentes versões e todos os detalhes importantes para que você saiba como jogar truco da forma certa, então, acompanhe!
História do truco
Antes mesmo de entender como jogar truco, é sempre interessante conhecer um pouco mais da sua história.
Pois bem, para quem não sabe, o primeiro jogo de truco foi criado ainda no século XVII na Inglaterra e era considerado um jogo de apostas mais arriscado, mas acabou sendo esquecido com o passar dos anos.
Nessa versão inglesa, o jogo contava com 52 cartas e era idealmente jogado com 2 pessoas, podendo ter o máximo de três.
Já na França, o jogo também aparece, na região sudoeste, e com algumas variações de nome, tais como Trucka, Truc e Tru, embora Truc tenha sido o mais utilizado. Lá o jogo usava 36 cartas e depois passou a usar apenas 32, com a opção de jogar de forma individual ou em duplas.
Na Espanha, por sua vez, o truco ganhou mais versatilidade em relação às suas regras, era jogado com 40 cartas e podia ser jogado tanto em duplas quando um contra o outro.
Desde o período da Inglaterra o truco já existia no Brasil, sendo bem popular entre os bandeirantes que estavam explorando os territórios mineiros. O jogo foi aprendido com os jesuítas europeus q ganhou ainda mais popularidade perto do fim do século XIX.
Com o tempo, ele foi ganhando adaptações e agora o país conta, não somente com uma versão própria brasileira como essa versão já é oficializada, possuindo até uma liga nacional.
Principais regras do truco
Pois bem, agora que já sabemos um pouco mais sobre a história desse jogo, vamos conhecer um pouco mais sobre as suas regras para que você possa aprender como jogar truco:
-
Baralho
No Brasil, o costume é jogar carta com o baralho completo, que é de 52 cartas e mais um coringa. No entanto, para adequar ele ao truco espanhol, que é o tipo mais comum por aqui, é necessário tirar algumas cartas.
Assim, sendo, o truco no Brasil é jogado com 40 cartas, sendo preciso tirar os 8, 9 e 10, bem como os coringas.
-
Ordem das cartas
No jogo de truco, algumas cartas valem mais do que as outras e isso não tem a ver com a sua numeração. Dessa forma, a ordem fixa, do maior para o menor, é a seguinte: 3, 2, A, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4, independentemente dos seus naipes.
-
Manilha
Essas são as cartas mais poderosas do jogo e elas são determinadas depois que a carta central é virada logo no início do jogo. Dessa forma, se a carta virada for um “5” a manilha é a carta que vem em seguida, ou seja, o número “6”.
No truco paulista, as manilhas representam uma ordem de poder referente ao naipe, sendo que sequencia do maior ao menos é a seguinte: paus, copas, espadas e ouro.
A estrutura do jogo de truco
-
Preparando
Se você quer aprender como jogar truco, saiba que ele é tradicionalmente jogado com 4 pessoas, embora existam variações. Cada um recebe 3 cartas, sendo que a distribuição tem que respeitar a seguinte ordem: uma pessoa embaralha, a pessoa que está a sua esquerda irá cortar o monte e a pessoa que está à direita é que distribuirá as cartas.
-
Pontuações
Os quatro jogadores devem formar duplas e se posicionarem na mesa de forma que um fique de frente para o outro. A dupla que atingir 12 pontos primeiro é a que vence, sendo que para isso é preciso vencer os turnos sucessivamente, que valem 1 ponto cada.
Cada turno corresponde a um conjunto de 3 rodadas, lembrando que cada rodada é disputada com as cartas de uma mão. Quem vencer essa rodada, pontua no turno.
Quando se vira a carta do meio, sabe-se qual a manilha e o jogo acontece no sentido horário. Por isso, os jogadores das duplas podem trabalhar para por à mesa cartas mais fortes que seus adversários.
-
Empate
O turno é composto de 3 rodadas e pode acontecer empate. Nesses casos, é preciso conhecer algumas regras que ajudam a determinar quem leva o ponto final.
A regra diz que se primeira rodada termina empatada, quem ganhar a segunda é que vende. Se a segunda rodada termina empatada, quem ganhou a primeira é que ganha.
Se as duas primeiras rodadas empataram, quem ganhar a terceira vende as duas primeiras e, consequentemente, vence o turno. Se a terceira empatou, ganha em venceu a primeira. Caso as três rodadas empatem, ninguém ganhar e inicia-se outro turno.
-
Trucando
Se você quer aprender como jogar truco, preciso estar atento aqui. Isso porque quando um dos jogadores considera que tem uma vantagem pelas cartas que possui, ele pode chamar o famoso Truco, que é usado para aumentar a pontuação desse turno.
Se antes o turno valia apenas 1 ponto, quando alguém pede truco ele passa a valer 3 pontos. A dupla adversária tem a opção de aceitar o desafio ou recusá-lo.
Se recusar, a dupla que foi desafiada irá perder um ponto, mas ela também tem a opção de pedir truco também. Isso aumenta o valor da rodada para 6.
Vale lembrar que o truco só pode ser pedido na vez do jogador, aumentando a rodada para três, seis, nove e até 12 pontos.
O truco serve para dar mais intensidade ao jogo, além de possibilitar usar a técnica do blefe para fazer o outro desistir. Assim, até mesmo o jogador com uma mãe ruim pode pedir truco.
Usando sinais no truco
Muitas duplas que já estão acostumadas a jogar entre si podem usar sinais para se comunicar, melhorando suas jogadas sem que os adversários saibam. Você pode piscar, mexer na sobrancelha, na orelha, na bochecha, na boca. O sinal deve ser combinado antes para que só a dupla mesmo entenda.
Regras
-
Carta coberta
Se você quer aprender como jogar truco, precisa saber que a carta coberta pode ser usada ao seu favor ou mesmo como blefe. Em vez de descartar a sua carta normalmente, você pode devolvê-la virada para baixo e isso não vai alterar o andamento do turno.
-
Mão-de-onze
Quando uma dupla chega aos 11 pontos, um parceiro pode olhar a mão do outro. No entanto, se fizer isso, a partida já começará valendo 3 pontos.
-
Mão-de-ferro
Esse é o mesmo exemplo da mão-de-onze, mas se aplica para quando as duas duplas já têm 11 pontos.
-
Manilha especial
Ocorre quando a carta do “vira” é um 3, que define diretamente que as manilhas serão as cartas de número 4.
Pronto, seguindo essas dicas incríveis e conhecendo todas as regras, agora você já sabe como jogar truco, mas lembre-se: o mais importante é sempre praticar para adquirir experiencia.