Como Jogar Sinuca? [ Guia Completo Sobre o Jogo de Sinuca ]

A sinuca é um jogo bastante popular e é muito difícil um brasileiro que não o conheça. No entanto, é fato que muitas pessoas jogam ela no melhor estilo de improvisação, visto que nem todo mundo conhece as regras e sabe bem como jogar sinuca.

Pois bem, para que n√£o lembra, a sinuca √© um jogo de mesa, que usa tacos e bolas de diferente numera√ß√Ķes para se jogar. Suas regras variam um pouco ao redor do mundo ou at√© dentro do Brasil mesmo. No entanto, √© fato que seus princ√≠pios s√£o bem b√°sicos.

Então, se você está mesmo querendo saber como jogar sinuca, basta continuar lendo que vamos ver alguns detalhes importantes logo a seguir. Acompanhe!

Como jogar sinuca: começando pelo básico

Como jogar sinuca corretamente

Pois bem, como já dissemos, a sinuca é jogada em uma mesa específica, que possui 6 caçapas, que são os orifícios por onde você tem que acertar as bolas.

Mais do que isso, você precisa também de tacos e, claro, as bolas, que são numeradas de 1 até 15, além de uma bola branca, que é a bola utilizada pelos jogadores para acertar as demais.

Parece complicado mas, basicamente, o jogador pega o seu taco, bate na bola branca em direção a uma bola numerada para que ela entre em alguma caçapa.

 A bola branca da sinuca

Como já foi explicado, a bola branca é uma bola que tem um tamanho levemente maior que as demais, e ela serve para impulsionar as outras bolas numeradas até uma das caçapas.

Então, ela é uma ferramenta que ambos adversários devem utilizar para atingir o objetivo que é encaçapar as bolinhas numeradas.

As bolas numeradas da sinuca

Como já explicamos, as bolas são numeradas de 1 até 15 e cada uma tem uma cor específica. A divisão dessas bolas acontece da seguinte forma:

  • 7 bolas lisas, que s√£o as bolas menores, ou seja, as de n√ļmero 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
  • 7 bolas listradas, que s√£o as bolas maiores, ou seja, as de n√ļmero 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15

Mais do que isso, temos ainda a bola preta, que serve para definir o ‚Äúvencedor‚ÄĚ da partida. Vamos entender um pouco melhor sobre ela logo a seguir.

Definição das bolas

No começo do jogo, todas as bolas são colocadas juntas e não há uma definição de quem terá que acertar qual conjunto. Então, o primeiro jogador que derrubar uma bola sem cometer nenhuma falta é que definirá isso.

Sendo assim, se a primeira bola que você derrubar for do grupo das menores, você terá que encaçapar esse grupo e o adversário terá que encaçapas as bolas do grupo das maiores.

Assim que todas as bolas de um grupo foram derrubadas, o jogador vai em busca de encaçapar a bola 8, que é a que definirá quem ganha. No entanto, um jogador só pode buscar a derrubada da bola 8 depois que derrubar todas as bolas do seu conjunto.

Como jogar sinuca: começando o jogo

Pois bem, para come√ßar, todas as bolas numeradas devem ser arrumadas na mesa em forma de tri√Ęngulo no centro da mesa. A bola 8 deve sempre ficar no centro do tri√Ęngulo e as outras podem ser dispostas aleatoriamente, como mostra a imagem:

Ent√£o, um dos jogadores √© escolhido para dar a tacada inicia e ‚Äúestourar‚ÄĚ as bolas do centro da mesa, para que se espalhem e possam come√ßara ser enca√ßapadas.

Até que alguém derrube a primeira, ambos jogadores podem tentar encaçapar qualquer numeração de bola. Depois que a primeira for derrubada, define-se os grupos e cada um só pode jogar com as suas.

Assim, a partir do momento em que a primeira bola numerada for para a ca√ßapa, o jogador que a derrubou vai ficar respons√°vel por aquele grupo de n√ļmeros e o outro jogador ficar√° respons√°vel pelo outro grupo.

Turnos da sinuca

Para quem está aprendendo como jogar sinuca, é preciso entender que o jogo se dá em turnos.

Se um jogador dá uma tacada e derruba uma das bolas do grupo correto, ele pode continuar jogando, quantas vezes for até errar. Caso ele erre, a vez passa para o adversário, que poderá jogar até errar. No entanto, enquanto suas tacadas resultarem em derrubadas de bolinhas, ele continua.

A bola 8!

A primeira coisa a ser dita e que é considerado falta derrubar a bola 8 antes da hora e se isso acontecer, jogador que a derrubou irá perder imediatamente.

Por outro lado, se você já derrubou todas as bolas numeradas do seu grupo, então deve voltar a atenção para a derrubada da bola 8. Enquanto não chega esse momento, a bola 8 não pode ser tocada pela bola branca diretamente e nem encaçapada.

O ganhador do jogo de sinuca

O primeiro jogador que conseguir derrubar todas as bolas do seu grupo e também a bola 8 é o jogador da sinuca. Se ambos jogadores estão pela bola 8, o que derrubar primeiro é o que ganha, sempre respeitando os turnos.

Pronto, agora você já sabe como jogar sinuca corretamente e o que fazer para ganhar. O que falta agora é só prática, então, mãos na massa!

Veja também: Como jogar xadrez

Leave a Reply