Assim você pode resolver problemas de latência e melhorar seus jogos online

Também conhecido como lag, os efeitos mais comuns de latência são saltos na ação ou o fato de sua tela e, portanto, seu personagem, congelar. Vamos falar sobre as etapas necessárias para melhorar sua conexão WiFi, reduzir ao máximo a latência e melhorar a qualidade de seus jogos online.

Melhor cabeado do que WiFi

A lat√™ncia ou atraso √© inevit√°vel porque toda comunica√ß√£o remota envolve um certo atraso na chegada dos dados. No entanto, existem medi√ß√Ķes de alguns milissegundos, ms para abreviar, que n√£o afetam o usu√°rio.

Um dos primeiros passos que você pode tomar para melhorar a latência é conectar por cabo antes de wifi. Embora haja alguma conveniência na conexão sem fio, pois são necessários cabos suficientes entre energia, HDMI, USBs e outros, sempre será uma opção melhor conectar seu dispositivo de jogos diretamente por cabo.

Conecte um cabo Ethernet da porta Ethernet do dispositivo a uma porta LAN aberta no roteador. Em consoles como o Xbox, a conexão com fio será conectada automaticamente, enquanto nos consoles PlayStation você terá que selecionar manualmente a conexão com fio ou permanecerá conectado ao Wi-Fi enquanto funcionar. Se você já optou por esta conexão e percebe que algo está errado, verifique o conector do cabo, que quebra com bastante facilidade. São coisas que são visíveis a olho nu e parecem óbvias, mas nas quais nem sempre pensamos.

Se você não tiver escolha a não ser se conectar via Wi-Fi, há vários aspectos que você deve revisar. Por exemplo, não coloque o roteador em um ponto que afete a propagação do sinal, como atrás da televisão, perto de uma janela, etc., pois isso limita a cobertura.

Você também deve otimizar os canais WiFi. Sempre que pudermos, devemos escolha a banda WiFi de 5 GHz, que teoricamente oferece melhor desempenho de sinal do que 2,4 Ghz. Embora tudo isso também dependa do nível de saturação de cada um desses espaços.

Jogo online

Os roteadores mais avançados tentam evitar a saturação através de um analisador de espectro que ajuda a selecionar automaticamente o melhor canal, mas o ideal é fazer isso manualmente e verificar o funcionamento com cada um deles. Portanto, é recomendável que possamos identificar quais canais ao nosso redor estão em uso, quais têm mais tráfego e qual é o mais recomendado para nossa casa. Atualmente, e de forma acessível, existem aplicativos como Wifi Analyzer para Android ou Windows 10 que nos dão essa informação mostrando a saturação e a força do sinal para cada banda de frequência.

Melhore a latência com DNS

√Äs vezes, a falha para a qual temos lat√™ncia suficiente est√° no sistemas de nomes de dom√≠nio (DNS). Esses valores podem ser alterados manualmente acessando a se√ß√£o ‘Rede e Internet’, em ‘Configura√ß√Ķes’. L√° voc√™ deve entrar na se√ß√£o ‘WiFi’ ou ‘Ethernet’, dependendo de como estamos conectados, e clicar em ‘Alterar op√ß√Ķes do adaptador’. Aparece um √≠cone que permite o acesso √† nossa rede e devemos clicar com o bot√£o direito, e depois entrar em ‘Propriedades’. Um menu aparece abaixo no qual voc√™ deve marcar a op√ß√£o ‘Protocolo de Internet (TCP/IP)’ e clicar em ‘Propriedades’. Abre-se uma janela onde podemos clicar em ‘Usar os seguintes endere√ßos de servidor DNS’.

Depois de clicar em ‘Usar os seguintes endere√ßos de servidor DNS’, podemos inserir outro DNS, para tentar resolver nossos problemas de conex√£o. Um dos mais usados ‚Äč‚Äč√© o Google DNS (8.8.8.8 para o ‘Preferred DNS Server’ e 8.8.4.4 para o ‘Alternate DNS Server’, ou, para o protocolo IPv6, estes dois: 2001:4860:4860: :8888 e 2001:4860:4860::8844). Outros DNS tamb√©m populares s√£o os do Quad9, focados em privacidade e seguran√ßa (9.9.9.9 para o ‘Preferred DNS Server’ e 149.112.112.112 para o ‘Alternate DNS Server’, ou, para o protocolo IPv6, estes dois: 2620:fe ::fe e 2620:fe::9).

Leave a Reply